Resenha: Teto para Dois | Beth O’Leary


Título: Teto para dois
Autor(a): Beth O'Leary
Editora: Intrinseca
Avaliação: ★★★★

Sinopse: Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado.

Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama.

Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?

Tiffy terminou seu relacionamento de dois anos porém ainda mora no apartamento do ex. Leon trabalha de enfermeiro no período da noite. Tiffy precisa de um novo lugar para morar. Leon precisa de dinheiro. E é essa junção que faz com que Leon coloque um anúncio de que está alugando sua casa por meio período, e é exatamente isso que Tiffy precisa, e pode pagar no momento.

Terminar um relacionamento nunca é fácil, mas essa não é a primeira vez em que ela e Justin terminam. Em algum momento ele sempre pede desculpas e pede para voltar. Mas dessa vez parece ser diferente já que ele está com outra e pediu para que ela saísse de seu apartamento, que ela continuou morando após o término. Sem ter para onde ir e com pouco dinheiro já que seu emprego não paga lá essas coisas ela precisa achar um aluguel barato o mais rápido possível, já que não aguenta mais o ambiente em que está. E nessa busca incessante de apartamentos acaba por ver o anúncio de Leon onde ele coloca seu apê para alugar, mas com uma diferença, ele continuará morando lá no horário em que ele não trabalha, e oferece o resto do dia, e os fins de semana para a pessoa que irá dividir o apartamento com ele, e o melhor, o valor cabe no orçamento de Tiffy, e ela vê ali a chance de finalmente deixar a casa do ex.

Leon precisa de dinheiro, apesar de ter seu emprego e uma aparente vida estável, ela desmoronou após a prisão de seu irmão, que tem certeza que foi preso injustamente e por isso precisa arcar com sua defesa para que ele consiga um novo julgamento e prove sua liberdade. Não sabendo como conseguir mais dinheiro acaba por decidir alugar aquilo que ele chama de lar no intuito de conseguir juntar o máximo que puder para ajudar seu irmão. E, apesar de sua namorada a princípio ser contra sua decisão acaba por não se impor tanto já que ele está decidido a fazer isso acontecer. E acaba que ela que conversa com Tiffy e fecha o contrato, já que Leon fica preso no trabalho, e coloca uma regra, tudo sobre o apartamento vai ser resolvido com ela, Tiffy não terá contato nenhum com Leon em nenhum momento. Mas não é exatamente isso que acontece.

Eles começam a conversar por post-its deixados por diversos locais da casa onde contam como foi o dia, acontecimentos marcantes e situações que eles vivenciaram e com o tempo contam coisas sobre suas vidas que, apesar de nunca terem se visto, sentem uma conexão que faz com que tudo seja muito natural entre os dois. O entrosamento deles começa a crescer muito e se sentem conectados e estão sempre em busca de novos recadinhos que um deixa para o outro. Eles começam a nutrir uma amizade apenas pela forma em que conversam, já que mensagens por redes sociais são quase impossíveis de ocorrer.

Ao mesmo tempo que isso ocorre, Tiffy precisa lidar com o seu ex que aparentemente se arrependeu do término e começou a ir atrás dele e conseguir conciliar seu trabalho e ajudar a sua escritora que começou a bomba na internet. E Leon embarca em busca de encontrar o amor da vida de um de seus pacientes, além de estar sempre com Holly, uma menina que ele adora estar perto. Tendo seu tempo muitas vezes ocupado pelo trabalho e sua busca, seu relacionamento fica muito desgastante e o estopim é quando eles acabam por discutir sobre algumas situações, entre elas, o irmão de Léon.

A conexão entre os dois aumenta cada dia mais, os desencontros parecem obra do destino, e a expectativa de se verem aumenta cada vez mais, até que se torne inevitável.

Confesso que resolvi ler esse livro por conta das diversas resenhas positivas que eu via por aí, e com isso fiquei extremamente animada e cheia de expectativas para ler, afinal ele tem uma premissa interessantíssima que me deixou curiosa, então na primeira oportunidade já peguei para ler. E uma coisa que amei logo de início foi o ambiente de trabalho da Tiffy, uma editora com áreas de comunicação sendo mostradas, com um foco em relações públicas, que muitas vezes vejo sendo esquecida no churrasco e pouco gente conhece mas tem meu coração pois é o curso que faço na faculdade rs, e isso me animou muito na leitura. Gostei muito da forma que a autora montou essa parte da história e confesso que demorei um pouco para pegar o ritmo, somente após uns 30% que a leitura fluiu para mim.

Tive muita dificuldade em imaginar os personagens, eles foram pouco detalhados, além de não entender muito bem quem era quem, de início a autora do colocou algumas pessoas e eu não conseguia imaginar nenhuma característica delas, apenas nome, como se eles estivessem ali apenas para completar a história. Fora isso eu realmente adorei a forma de interação deles e a maneira como eles se conheciam apenas pela forma em que faziam as coisas dentro do apartamento e estava muito ansiosa para que eles finalmente se encontrassem.

Eu gostei muito do irmão do Leon e toda a maneira que a autora lidou com o assunto e construiu a história, desde a primeira vez que ele apareceu eu queria saber mais sobre o que tinha acontecido e a vontade que tinha era de abraçar o Richie, é lindo ver o amor que eles têm um pelo outro. Já Tiffy, com o tempo, percebe que aquele relacionamento que ela tinha era abusivo, e, aos poucos, vai percebendo situações que não deveriam ser normais e começa a se questionar situações e ficar cada vez mais forte. Já seu ex, Justin, definitivamente foi um personagem que não suportei do início ao fim, sempre que ele aparecia eu só queria que ele sumisse.

A escrita da autora é leve e fluida e, apesar do começo ser um pouco lento depois a história começa a crescer e ficar interessante e você nem vê as páginas passando. E a alternância entre os narradores também ajuda a não ficar algo monótono. É uma história que apesar da pegada mais leve consegue tratar de assuntos importantes.

Querem ver alguma resenha aqui? Deixe nos comentários
Até a próxima

Beijos!!


Thayná Alves

Thayná Alves, 19 anos, carioca, cursando Relações Públicas e apaixonada por livros e séries.

20 comentários:

  1. Oi!
    Teto para Dois virou um dos meus livros queridinhos e eu adorei os temas abordados, quando teve uma descrição mais completa do Leon eu transformei ele no Dev Patel automaticamente e fui pesquisar para ver se estava sozinha nessa e acabei encontrando um aesthetic com uma atriz para a Tiffy, daí ficou fácil para imaginá-los depois.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece mesmo muito gostosinho de acompanhar, mesmo sendo lento no início. Fiquei a fim de conferir!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse livro! Ele foi um dos meus favoritos do ano passado.
    Assim como você também tive um pouco de dificuldade em visualizar os personagens, mas não influenciou muito na história.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser muito bom de ler :) Vou anotar na minha listinha de desejos literários ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    esse livro meio que está uma febre nas redes sociais e isso me fez desanimar de ler nesse momento, muita gente lendo e comentando, eu prefiro esperar mais um pouco para ler.
    Gosto de livros que abordam temas específicos e gostei disso nesse livro e fiquei feliz em saber que gostou da leitura.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é muito amor. ♥ Mas entendo as suas ressalvas! Tem livro que também demora a fluir, mas depois a gente acaba se apaixonando, né? E o Richie é um dos personagens mais incríveis e Justin é insuportável. E eu adoro os bilhetes deles pelos post-its! ^^ Quero ler mais histórias dessa autora.

    Beijos, Carol.
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  7. Oi! Vou ler esse livro sem falta nesse segundo semestre, estou curiosa demais, já que o livro tem recebido ótimas notas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi! É uma pena que você tenha tido dificuldade para visualizar os personagens, eu não tive esse problema, na verdade Teto para Dois é um dos meus livros favoritos! Eu fiquei apaixonada por esses dois e a forma como tudo se desenvolveu.
    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Thayná como vai? Este livro está na minha lista de futuras leituras. Que bom que o livro lhe agradou, embora com algumas ressalvas. Adorei a resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiieee

    Esse é um dos meus romances favoritos, verdade que demora pra gente se conectar (isso só la pelos 30%) mesmo, mas depois que a leitura fluí é incrivel e os arcos todos são tão legais e desenvolvidos, eu adorei também o irmão do Leon e achei que a autora trouxe tudo com uma sensibilidade ótima, assim como tb a história da Tiffy. To bem ansiosa pelo próximo livro da Beth O´Leary.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Thayná, tudo bem?

    Chegue a ver a divulgação desse livro nas redes sociais, mas a sua é a primeira resenha dele que eu leio. É uma pena que a autora tenha deixado passar um ponto tão importante, como detalhar melhor os personagens passar.

    E mesmo que o começo tenha sido um pouco mais lento, é gostoso ver a história evoluindo e nos conquistando a cada capítulo. Vou colocar na minha lista para leituras futuras.

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Thayná.
    Eu não achei o começo lento, só ficava nervosa por eles nunca se encontrarem hehe. Gostei bastante do livro e achei a forma como a autora abordou o assunto bem sutil, mas deu para mostrar bem como fica uma vitima de relacionamento abusivo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oioi!

    Essa será a minha próxima leitura digital, estou curiosa demais! Também vi muitas resenhas positivas sobre ele e a expectativa está alta!

    Parabéns pelo post e pela sinceridade nas impressões!

    Beeijo!

    http://estanteflordelis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Thayná!
    Eu já li inúmeras resenhas desse livro, e tenho ele como parte das minhas próximas leituras. Eu também não gosto quando os autores não acrescentam as características físicas dos personagens, eu prefiro que eles especifiquem para que eu possa imaginar direito haha.
    Mas que bom que isso não atrapalhou sua experiência :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  15. Oi, Thayná

    Eu achei a abordagem do gaslighting nesse livro pífia e achei que o livro não saía do lugar. Pra mim a sensação era de dar voltas e mais voltas no mesmo lugar. Devo ser a única na face da terra que achou o livro chato, mas faz parte. hahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Gostei da sua resenha e dos pontos que colocou. Gosto muito desse livro, mas diferente de você eu li antes de conhecer outras opiniões e acho que isso foi muito bom para não ter influência. Sempre que vejo um livro sendo muito elogiado, fico com um pé atrás e não absorvo como deveria.
    O que mais gostei desse livro foram os assuntos abordados, de uma forma muito natural.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li, mas vi tantas pessoas falando bem, que pretendo ler. Tenho um pouco de receio porque não costumo ler o gênero, mas espero que seja uma experiência boa.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  18. Oi, Thayná. Tudo bem?
    Esse livro também entrou na minha lista depois de tantas resenhas positivas, achei interessante que disse ter dificuldade em imaginar os personagens. Normalmente essa parte é essencial para que eu consiga me entregar a leitura, mas irei dar uma chance ao livro.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  19. Ahhhhh

    Eu li esse livro esse ano e amei Thayná!

    Dei 5 estrelinhas, achei leve divertido, gargalhei algumas vezes, eu torci tanto pra eles se encontrarem. Eu achei inusitada essa história. Eu me animei com a evolução e libertação da Tiffy, eu quis bater naquele ex idiota. Eu chorei em alguns momentos. Eu me encantei pelo Léon e quis muito ter amigos tão legais como os que Tiffy tem. Daqueles que não desistem da gente e estão sempre por perto.
    Fiquei querendo ler a história de romance daqueles 2.
    Como vc, eu tbm não peguei gosto pela leitura desde o comecinho, mas qaundo engatei jpa não conseguia largar.
    Foi uma das leituras que mais gostei esse ano.

    Bjuuus

    BLOG >>> Reticências...

    ResponderExcluir
  20. Esqueci de falar que to seguindo seu blog. Se tiver dica de livrinhos fofos manda rs

    BLOG >>> Reticências...

    ResponderExcluir